Representando Santa Maria, o chef de cozinha Vadson Schafer participou da grande final da competição de culinária Clash of Chefs em Porto Alegre, neste sábado (18). Ele perdeu a disputa para a chef Daiana Webler, de São Leopoldo, e ficou com o segundo lugar. Vadson Schafer nasceu no interior do Paraná, mas logo se mudou para Santa Maria e atua há 22 anos no mercado gastronômico da cidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme Vadson, a final da disputa foi bastante turbulenta. Um dos fornos pegou fogo, deixando a sua equipe sem cozinha para o preparo dos pratos que deveriam ser apresentados. A solução foi transportar e aquecer os alimentos em outra cozinha, o que gerou um atraso de duas horas no evento. Vadson também relata que, entre outros problemas com a organização, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB) foi barrado do evento.
– A situação com o forno ocorreu apesar de inúmeros avisos e tentativas, mesmo com a vida de mais de 20 profissionais que estavam na cozinha e um público de mais de 170 pessoas. Mas apesar de todas as dificuldades e perigos que passamos conseguimos entregar nosso serviço de maneira perfeita.
Durante as etapas do Clash of Chefs, Vadson sempre esteve acompanhado dos alunos de sua escola de gastronomia, inaugurada em 2022 em Santa Maria. Os estudantes que o acompanharam na grande final foram Gregório Campos, Marcos Vianna, Patricia Vianna, João Iran Menezes, Greici Venite, Susimeri Carneiro, Marcelo Lugo, Juliana Campos, Abel Guedes e Amanda Leal.
– Minha equipe formada por 10 alunos contornou os problemas e apresentamos 170 pratos com perfeição. Valeu como aprendizado para todos e estamos honrados com o segundo lugar. Às vezes, ganhamos mais do que perdemos em função do aprendizado que os alunos tiveram.